quarta-feira, 8 de abril de 2020

ISOLAMENTO SOCIAL E A VIOLÊNCIA CONTRA ÀS MULHERES (COVID-19)

O autor - Crédito: Maurício M. Matos

ISOLAMENTO SOCIAL E A VIOLÊNCIA CONTRA ÀS MULHERES


Os relacionamentos entre casais é muito complexo. Há consortes que vivem toda uma vida até que a morte os separa. É lindo!!! Admirar um casal de idosos, os quais estão na condição de companheiros e continuam declarando amor mútuo. Qual a medida desta parcela?
Muito pouco….
Antes de qualquer refutação, coadunemos ao atual momento do COVID-19. Estatísticas apontam que o confinamento ampliou agressões contra às mulheres. Segundo uma médica, avultou-se casos de mulheres que chegam para serem medicadas, pois levaram “tombos” no lar. A mídia revela timidamente crescentes ofensivas com relação aos atos machistas reprováveis. É certo que aumentou a taxa de registros nas Delegacias de Polícia.
A culpa é do coronavírus?
Ou das autoridades que obrigaram o isolamento, a fim de conter a propagação do vírus de uma pessoa para outra?
Atrevo-me, afirmar que tanto a pandemia do coronavírus quanto os Órgãos de Saúde não têm culpa implícita com esses desmedidos conflitos. Dá-se muito tempo estavam (casais) de costas um para o outro e o estopim se revelou na forçada proximidade causada pelo COVID-19. Verdade?
Antes da pandemia cada parte buscava uma alternativa de fuga. Assim esses casais viviam no mais completo fingimento particular e principalmente perante a Sociedade. Agora “juntos” os álibis estreitaram-se e as desavenças afloraram.

Não é nenhuma novidade homem e mulher desvendarem os defeitos um do outro quando estão sob o mesmo teto. E esses desarranjos quando não são amainados ao longo das suas caminhadas eclodem nos momentos críticos. Traições, desemprego, fundamentalismos de crenças, doenças, interferências alheias, etc. Consequentemente ocorrem separações e muitos culminam em divórcios. Mas quando não procuram estes caminhos? Entregam-se a religião, embriaguez, depressão,...
O que de fato se revela é uma Sociedade sob a coberta da demagogia. Ninguém é obrigado a viver com outra pessoa quando esfria o encanto, ou quando seus entendimentos não tem o mesmo sentido de vivência.

As mulheres que me perdoem, ou não queiram me atirar pedras, mas o verbalismo feminino é insuportável, uma tortura psicológica. Mas fazer o quê? Nós homens, também temos graus e graus de erros que levam às mulheres a reclamar. Entretanto, não concordo, sob nenhum pretexto agredir uma mulher, pois a condição física masculina o coloca sempre em vantagem. Resumindo numa única palavra: COVARDIA. Homem que bate em mulher tem que ser preso e responder pelo ato culposo, pois o abrandamento é uma premissa para feminicídio.
O confinamento contra o coronavírus é necessário por deferência à vida. Mas não justifica certos homens perder a razão e boxear suas companheiras. Oportunamente devem aproveitar o momento atípico e colocarem os pingos nos “i”. Somos (homens e mulheres) capazes de atenuar ou resolver divergência: no diálogo, silêncio, sexo, oração (aqueles que são religiosos), até mesmo numa troca de olhares e no fim sorrisos.
Depois que tudo isso passar… Um passeio juntos… Ou pode ser que cada um siga seu caminho.

Maurício Matos Cunha



2 comentários:

  1. *Violência contra às mulheres*

    Assunto interminável.
    Principalmente por vivenciar isso em casa.
    Não estenderei sobre essa atitude desumana... Pois como disse, falaria por horas e acharia alguma questão pra analisar, julgar e sentenciar.
    Infelizmente é comprovado que esse tipo de violência aumentou mais que o Covid-19.
    Imperdoável mesmo.

    *Covid-19*

    Outro assunto do qual estou aprendendo constantemente em aceitar que é um agressor violentamente letal que nos remete a condições de prevenção.
    Que se aplicado na situação acima, poderia ser usado como isolamento para tais agressores, no caso pessoas (homens). No uso de alegação de contágio ao contato direto com a vítima. Causando sua sentença de morte.
    Minha opinião é dada levando em consideração a desculpa do aumento da violência domestica por causa da quarentena.
    Peço desculpas sobre minha análise. acabou sendo de certa maneira agreciva.

    ResponderExcluir
  2. Demorei para fazer registrar esse comentário.
    Infelizmente por esses dias realizaram um estudo do qual constataram que esse tipo de violência supera a contaminação pelo Covid-19.
    É desesperador.

    ResponderExcluir