Banda Marcial de São Marcos
![]() |
| Banda Marcial de São Marcos - Apresentação Ginásio da Escola de São Marcos - Foto: Deise Costa (11/07/2015). |
Banda
de São Marcos
Na cidade de Alvorada tem uma banda¹...
Não está em São Paulo ou Rio de Janeiro.
Acha-se Rio Grande do Sul, lugar festeiro.
Terra do vinho, da cantiga de ciranda.
Seus instrumentos
seduz moça na varanda.
Realizam marcha pelas ruas, estilo ordeiro.
Canções em tinidos, agrado verdadeiro.
Até fazem parar o dono da quitanda.
Viajou Texas², digna apresentação.
Tocaram pura alegria do coração.
Raridade! É orquestra de qualidade.
Concurso Fanfarra³... Sagração! Tricampeão!
Dedicação d’um trabalho com atenção.
Assim constrói sua História de tradição.
* * *
Maurício
Matos Cunha
Alcântara, São Gonçalo,
RJ. - 08 de outubro de 2015.
¹
- Banda Marcial de São Marcos / Colégio São Marcos – cidade Alvorada – RS.
²
- Texas – Cidade dos Estados Unidos.
³
- Fanfarra – Banda de música com instrumentos de metal. Este termo não e muito
comum na zona urbana do Rio de Janeiro.
O Concurso (12º
verso) é um evento da Federação de Bandas do Rio Grande do Sul (FERBARGS). A edição
do 24ª
Campeonato Gaúcho de Bandas e Fanfarras realizou-se na cidade de Pantano
Grande, RS. O tricampeonato (17/10/2015) conquistado pela Banda Marcial de São
Marcos limitou-se à categoria infanto-juvenil. Apresentando a peça “Zeus:
The King of Gods”. Maestro: Everson Silva.
![]() |
| Ensaio - Banda Marcial de São Marcos - Foto Deise Costa (09/06/2015) |
Duas Curiosidades
sobre o soneto:
1ª – Escrita na fila de uma caixa
lotérica há muitos quilômetros de distância da Banda de São Marcos, cidade de
Alvorada, RS.
2ª - Até a presente data o autor nunca
assistiu pessoalmente a Banda de São Marcos. Todas as informações a respeito da
Banda foram por intermédio da sua amiga virtual Deise Costa.
![]() |
| Integrantes da Banda de São Marcos - Foto: Deise Costa. (17/10/2015).
Nótula do autor:
No segundo verso a citação se refere
a duas grandes e importantes cidades do Brasil. Ao contrário do terceiro verso
que define o estado sulista brasileiro. A alusão dessas cidades é no sentido
crítico. O autor entende caso a Banda Marcial de São Marcos estivesse circunscrita
em uma dessas megalópoles os canais nacionais de informações provavelmente
dariam amplo destaque, quando se apresentaram no exterior (9º verso).
São Gonçalo, RJ, 20 de outubro de
2015.
|
![]() |
| Troféus conquistados pela Banda Marcial de São Marcos no 24º Campeonato de Bandas e Fanfarras - foto: Deise Costa (18/10/20150). |




Meu querido amigo, este presente me enche o coração e a alma de alegria, obrigado por fazer parte de meu mundo, amei e lindo sua homenagem a Banda.
ResponderExcluirFico sem palavras para descrever a gratidão que sinto e alegria, Bj no coração
Obrigado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSem palavras para descrever o agradecimento ao Lindíssimo Poema em homenagem à nossa Banda São Marcos! Parabéns e obrigado!!
ResponderExcluirEverson Silva
Maestro
A BSM merece, parabéns a todos os componentes e obrigado ao autor Maurício Cunha pelo reconhecimento e prestígio.
ResponderExcluirMaestro Everton Silva e Senhor Marconi Olguins.
ResponderExcluirEssa tradição de eventos de bandas infelizmente se perdeu no Rio de Janeiro. Outros gêneros substituíram. Até porque não exigem tanta dedicação e seguidos treinamentos.
Ainda lembro das bandas: Marcial e Musical do antigo Colégio Industrial "Henrique Lage", Barreto, Niterói, onde cursei meu ginásio.
Até tentei fazer parte, mas confesso que a música não era meu forte. Acabei abandonando.
Eram lindas nos desfiles cívicos na cidade e em outros municípios vizinhos. Inclusive o mascote era um carneiro treinado com uma capa sobre o dorso com o símbolo da escola e das bandas que abria o desfile das bandas.
Hoje (aqui) são poucos os colégios que mantém bandas.
Portanto, são vocês e todos os integrantes da Banda de São Marcos que merecem esses parabéns.
Atenciosamente
Maurício Matos Cunha.